Clientes, leads e Fornecedor

Definição de Parceiro de Negócio

No contexto do Vendelo, o termo Parceiro de Negócio será utilizado para identificar Clientes, Clientes em potencial (leads) ou fornecedores.

  • Clientes: Os clientes são indivíduos, empresas ou organizações que adquirem produtos ou serviços de sua empresa.
  • Clientes em potencial ou leads: Também conhecidos como prospects, são pessoas ou empresas que têm o potencial de se tornarem clientes. Eles ainda não realizaram uma compra ou estabeleceram uma relação comercial direta com sua empresa, mas demonstraram interesse em seus produtos ou serviços de alguma forma.
  • Fornecedores: Os fornecedores são pessoas, empresas ou organizações que fornecem produtos ou serviços para sua empresa.

Inclusão ou edição de parceiros de negócio

Para incluir ou editar um parceiro de negócio siga os seguintes passos:

  • Através do menu Clientes e Fornecedores, clique em adicionar ou em Ver mais para editar um existente.

Informações Gerais

  • Na guia Parceiro de negócio, forneça um nome e apelido para identificar o mesmo.
  • No campo tipo, informe se o parceiro será um Cliente, Clientes em potencial ou Fornecedor.
  • No campo tipo de pessoa, informe se o parceiro é uma empresa ou uma pessoa física.
  • Para ajudar na classificação, informe o grupo para qual o parceiro irá pertencer.
    Este campo será útil para determinação de descontos e impostos.
  • Em seguida, selecione a condição de pagamento e lista de preços padrão para o parceiro. Estas informações serão utilizadas na criação de pedidos e cotações.
  • O campo finalidade será utilizado como padrão para determinar os impostos ou até mesmo a gratuidade de um produto ou serviço na inclusão de pedidos e cotações.
  • Informe o território onde o cliente está localizado, campo que poderá ser utilizado para determinar impostos e definir limites de operação de um determinado vendedor.
  • Defina um limite de crédito para o parceiro, que poderá ser utilizado como filtro nas regras de aprovação de pedidos.
  • Marque o parceiro como Ativo ou Inativo, neste último caso o cadastro ficará bloqueado para inclusão de novos pedidos, cotações ou oportunidades de venda.
  • Os campos web site e observações são opcionais.
  • Clique em Avançar para continuar.

Meios de contato

Cadastre quantos meios de contato forem necessários para um parceiro de negócio, eles poderão ser do tipo e-mail, celular ou telefone fixo. Para isso, clique em adicionar ou em Ver mais para editar um existente.

O campo Principal será utilizado como referência para o envio de mensagens (e-mails e notificações via celular) quando houver mais de um meio de contato do mesmo tipo.

Pessoas de contato

Se o parceiro de negócio for uma empresa, cadastre quantas pessoas de contato forem necessárias. Para isso, clique em adicionar ou em Ver mais para editar uma existente.

Endereços

Cadastre quantas endereços forem necessários para o parceiro. Para isso, clique em adicionar ou em Ver mais para editar um existente.

  • Informe um apelido para facilitar a identificação do endereço.
  • O endereço poderá ser dos tipos, Entrega, Cobrança ou Ambos.
  • Quando houver mais de um endereço do mesmo tipo, informe qual será o endereço Padrão.
  • Os campos tipo de logradouro, logradouro, município e bairro serão preenchidos automaticamente ao informar o CEP e em seguida clicar sobre o ícone de pesquisa.
  • Informe o número e o complemento do endereço.
  • Clique em Avançar para continuar.

Documentos de identificação

Os documentos de identificação servem para comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa. Eles são emitidos pelas autoridades competentes, como órgãos de identificação civil, SEFAZ e outras instituições do governo. Eles contêm informações, como nome, data de nascimento, filiação, fotografia e número de identificação único.

Cadastre quantos números de identificação forem necessários. Para isso, clique em adicionar ou em Ver mais para editar um existente.

Relacionamentos

Existem diferentes tipos de relacionamento que sua empresa poderá ter com seus clientes, dependendo do setor, do modelo de negócio e das estratégias adotadas.

Você poderá identificar estes tipos de relacionamento para facilitar a geração de relatórios gerenciais. Para isso, clique em adicionar ou em Ver mais para editar um existente.

Inclusão de parceiro de negócio via SEFAZ

A consulta ao cadastro de contribuintes, é um serviço disponibilizado pela SEFAZ que permite consultar informações cadastrais de um contribuinte através do número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

O Vendelo está integrado a este serviço permitindo agilizar o preenchimento de dados cadastrais de parceiros de negócio que são contribuintes de ICMS.

Para cadastrar um parceiro de negócio via SEFAZ, siga os seguintes passos:

  • Clique sobre o ícone SEFAZ.
  • Em seguida, informe o CNPJ e estado (UF) da empresa contribuinte e o tipo de parceiro que será cadastrado. Podendo ser Cliente, Cliente em potencial (lead) ou Fornecedor.

O CNPJ utilizado nesse exemplo foi extraído de consultas publicas.

  • Ao clicar em confirmar, o Vendelo irá abrir um novo cadastro de parceiro para edição, preenchendo automaticamente a Razão Social, Endereço e documentos de identificação do contribuinte.
  • Edite os demais dados que julgar necessário e salve o cadastro.

É importante ressaltar que o acesso ao serviço cadastro de contribuintes está sujeito a requisitos e normas estabelecidas pela Receita Federal, e a disponibilidade e detalhes das informações podem variar de acordo com a legislação vigente.

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