Trabalhando off-line

Em alguns casos, as empresas podem operar em áreas com conectividade limitada ou instável. Nesses cenários, o uso do Vendelo off-line permite que os usuários acessem e atualizem informações importantes de vendas mesmo quando não estão conectados à internet. Isso garante que eles possam continuar trabalhando e registrando dados relevantes, mesmo em ambientes sem acesso constante à rede.

Sincronização periódica

As versões do Vendelo para Android e iOS oferecem a capacidade de agendar sincronizações de dados importantes para inclusão off-line de cotações e pedidos de venda. Essas sincronizações incluem informações como a carteira de clientes, produtos, listas de preços e condições de pagamento. Por outro lado, a versão desktop do Vendelo para Windows não permite agendamentos automáticos, mas possibilita a realização de sincronizações manuais. Já a versão WEB do Vendelo não permite o uso off-line.

A sincronização de dados segue uma política de acesso restrita para cada usuário, garantindo a segurança contra acessos não autorizados. Além disso, os dados são armazenados localmente com forte criptografia, o que impede alterações não autorizadas.

A sincronização agendada normalmente ocorre por volta das 23h. Os dados são baixados de forma estratégica e incremental, o que significa que a primeira sincronização realiza o carregamento completo de todos os dados necessários, enquanto as sincronizações subsequentes baixam apenas as modificações feitas nos dados já carregados, tornando o processo de download cada vez mais rápido.

Importante: Gostaríamos de informar que o processo de sincronização será iniciado somente quando o dispositivo estiver com níveis adequados de bateria, disponibilidade de espaço de armazenamento suficiente e uma conexão de internet estável, preferencialmente por meio de uma rede Wi-Fi. Esses requisitos são necessários para garantir uma sincronização adequada e eficiente dos dados.

Para configurar o agendamento periódico, acesse o menu “Base off-line” e clique sobre o ícone de agendamento, conforme ilustrado abaixo.
Repita o processo caso trabalhe com mais de uma empresa.

Caso queira fazer uma sincronização manual, necessário para a versão Windows e opcional para as versões Android e iOS, clique sobre o ícone de sincronização.

Ações pendentes de sincronização

Qualquer informação atualizada durante o modo off-line será automaticamente adicionada a uma fila de sincronização. Ao restabelecer a conexão com a internet, os dados serão sincronizados automaticamente.

Importante: No caso de cotações e pedidos de venda, os preços serão recalculados com base em informações atualizadas. Além disso, descontos poderão ser concedidos ou removidos, dependendo da situação da política de preços e descontos no momento da sincronização.

A fila de sincronização poderá ser acessada através do menu “Itens off-line aguardando sincronização“.

Forçando o modo off-line

Se você desejar simular a utilização off-line, clique no ícone de nuvem para ativar ou desativar o modo off-line. Essa opção é recomendada para usuários que estejam enfrentando uma conexão instável de internet.

< Voltar

Sumário