Pedidos de venda

O Vendelo permite o acompanhamento de todo o ciclo de vida dos pedidos, desde o momento em que é recebido até a conclusão da entrega e satisfação do cliente. É importante que as empresas tenham processos eficientes para lidar com pedidos, garantindo que sejam processados ​​com precisão, no prazo e com um alto nível de serviço ao cliente, mesmo off-line (saiba mais).

Inclusão de pedidos

Veja como inserir pedidos pelo Vendelo:

  • Acesse através do menu “Pedidos de venda”.
  • Clique em adicionar ou em ver mais para editar um existente.

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Informações Gerais

  • Na guia informações gerais, selecione um cliente. Caso não exista, clique em adicionar no menu de opções localizado no canto direito do campo.
  • Depois de selecionar o cliente, caso o mesmo seja uma empresa, selecione uma pessoa de contato.
  • O campo vendedor será selecionado automaticamente com os dados do usuário corrente. Caso este usuário represente mais de um vendedor, uma lista de opções será exibida (saiba mais).
  • Selecione a filial, caso sua empresa trabalhe com múltiplas filiais.
  • Os campos condição de pagamento e lista de preços serão preenchidos automaticamente pelo cadastro do cliente selecionado.
  • O número de referência externo é de preenchimento opcional.
  • Caso exista alguma promoção vigente, preencha o cupom de desconto (saiba mais).
  • O campo canal poderá ser preenchido caso exista algum parceiro de negócio intermediando a negociação.
  • Por fim, clique em avançar.

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Produtos e Serviços

  • Na guia Itens, escolha os produtos ou serviços que farão parte do pedido, será possível adicionar um item por vez ou múltiplos itens.
  • Um percentual de desconto global (para todos os itens) poderá ser adicionado caso sua empresa permita através de seu perfil de usuário (saiba mais).

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  • Depois de adicionar os itens, clique em confirmar e fechar.
  • Por fim, clique em avançar.

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Endereços e Entrega

  • Na guia Endereços e Entrega, os endereços serão automaticamente preenchidos através do cliente selecionado. Você poderá escolher um endereço diferente do padrão, ou até mesmo cadastrar um novo.

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Cálculo de frentes e outras despesas adicionais

  • Na guia Frete e outras despesas, o Vendelo tentará selecionar automaticamente as despesas adicionais com regras de seleção definidas (saiba mais). Neste exemplo, as transportadoras disponíveis do Melhor Envio foram exibidas para escolha do usuário e ordenadas pelo menor prazo de envio.

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  • Após selecionar a opção que mais lhe agrade, clique em avançar.

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Follow up

  • Na guia Follow up (acompanhamento), relacione uma atividade caso necessário. Em documentos do tipo cotação, uma atividade de acompanhamento será vinculada automaticamente.

Observações

  • A guia Observações é de uso opcional.

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Anexos

  • Na guia anexo, será possível adicionar documentos relacionados ao pedido.

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Resumo

  • Por fim, na guia Resumo, clique em Fazer pedido para salvar os dados.
    Caso queira continuar depois, será possível salvar o documento como rascunho.

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Pagamento

  • Ao fazer o pedido, caso a condição de pagamento esteja vinculado a um gateway de pagamento com checkout on-line, exemplo o Mercado Pago, serão exibidas as seguinte opções:

    Pagar: Útil para casos onde o pedido esta sendo feito por um cliente direto através dos perfis de usuário B2B ou B2C.
    Enviar link de pagamento por e-mail: Útil para casos onde o pedido esta sendo feito por um vendedor e o mesmo deseja enviar o link de pagamento para o e-mail padrão do cliente ou do contato selecionado em informações gerais do pedido.
    Compartilhar link de pagamento: Útil para casos onde o pedido esta sendo feito por um vendedor e o mesmo deseja compartilhar o link de pagamento via WhatsApp, Telegram ou outro aplicativo de mensagens.

    A mensagem enviada poderá ser editada através dos modelos de mensagem padrão, tipo “Ao compartilhar link de pagamento de um pedido” (saiba mais).

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  • Ao clicar em Pagar ou ao abrir o link de pagamento, escolha um meio de pagamento de sua preferência e avança até finalizar.

Ilustração de pagamento via Mercado Pago

Cancelamentos

O cancelamento de um pedido poderá ser realizado nas seguintes condições:

  • Quando seu status estiver “aberto” ou “em andamento”.
  • Quando respeitar as regras impostas por um determinado ERP, em caso de integração.
  • Caso o pedido tenha sido pago através de um checkout on-line, exemplo o Mercado Pago, o estorno do pagamento será realizado.
  • Pedidos pendentes de pagamento, vinculados a condições de pagamento com checkout on-line, serão cancelados automaticamente após o número de dias determinado nas configurações da filial padrão (saiba mais).
  • Caso o pedido tenha etiquetas de envio, no caso de integração com o Melhor Envio, as mesmas serão canceladas.

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Geração de etiquetas e coleta do frete

Caso sua empresa opte pela integração com nosso parceiro Melhor Envio, após a inclusão de um pedido será necessário solicitar e realizar o pagamento da etiqueta de envio, para posteriormente realizar o despacho da mercadoria ao cliente.

Veja em detalhes como realizar este procedimento, clicando aqui.

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